Direção
Solenidade de Posse / 14 de Agosto de 2021
Contadora, com especialização em auditoria contábil e contabilidade eleitoral, servidora pública, Luana iniciou sua história na Imperadores ainda criança, com sua mãe desfilando em alas e confeccionando fantasias.
Ainda na adolescência, Luana começou a participar da confecção de fantasias e alegorias no barracão da Imperadores, com seu padrinho, o então Presidente Betinho. E anos mais tarde, por causa desta inspiração,
tornou-se uma das diretoras da Ala do Betinho, ala que fundou em homenagem ao seu padrinho. A ala desfilou por três anos e teve absoluto sucesso, sendo premiada como a melhor do carnaval de Porto Alegre em 2017.
Já 2018, Luana se tornou Contadora da Imperadores, responsável pela regularização da parte burocrática do CNPJ da entidade junto aos órgãos fiscalizadores como Receita Federal, Fazenda Estadual e Fazenda
Municipal.
Também é uma das criadoras do Quilombo Imperador, evento realizado com uma grande equipe, e que se tornou uma festividade oficial do calendário da Imperadores, firmando-se como um dos maiores e mais lembrados eventos da Consciência Negra da nossa capital Porto Alegre.
Policial Militar aposentado, Paulo Pires iniciou na Imperadores em 1981, tornando-se ritmista em 1983, onde foi surdo-mestre, das baterias dos grandes Mestres de bateria Lucena, Irajá e Neri Caveira.
Depois disso, foi convidado pelo então Presidente Betinho, para assumir a Coordenação de Disciplina, por diversos anos, sendo responsável pela segurança e organização de desfiles da Imperadores, também foi responsável pela logística de condução das alegorias para o desfile e retorno ao barracão, na antiga Avenida Augusto de Carvalho.
Figura marcante na quadra da Imperadores, “Coquinho”, como é
conhecido por todos, foi convidado a participar da diretoria da entidade, sendo eleito vice-presidente no ano de 2014, desde então participava da gestão administrativa.
Produtora Cultural, Sayonara é graduada pela Faculdade Estácio de Sá (RJ) em Gestão de Carnaval e Eventos Culturais e também tem formação técnica em Secretariado.
É um dos ícones da Imperadores do Samba, tendo atuação fundamental nos “anos de ouro” do carnaval Porto Alegre, junto ao seu saudoso esposo João Aruanda, outra lenda do carnaval gaúcho.
Por isso, Sayonara Pontes teve a confiança e atuou na Direção de Carnaval da Imperadores, participando da Coordenação de Eventos, como Diretora Departamento Feminino, Secretária da Bateria, confecção de fantasias, Coordenadora de destaques quando atuava no departamento de carnaval, mas sem dúvida ela exalta com maior orgulho: ser a Madrinha da Ala das Baianas.
Sayonara também adquiriu experiência no Rio de Janeiro, onde morou alguns anos e atuou nas escolas de samba Porto da Pedra (Harmonia), Tijuca (Harmonia), Portela (Ateliê) e Mangueira (Ateliê e Dir. de Ala). Além disso, trabalhou no Centro de Pesquisa e
no Administrativo do Museu do Samba Cartola. Foi uma das julgadoras dos carnavais de Uruguaiana e São Paulo, e ainda produtora de diversos eventos culturais.
Fábio Castilhos é Professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura, com Mestrado e Doutorado.
Esteve presente na Imperadores do Samba desde a quadra da Érico Veríssimo, acompanhado por sua mãe Nara Odi, quando a avó passou a fazer parte da Ala de Baianas, juntamente com Sueli, Martha, Dalva e Vera Costa e jogava vôlei aos fins de semana. Desde então sempre esteve presente na escola, principalmente quando se encerravam as atividades do colégio e da faculdade e o mesmo podia ir para o barracão ajudar na confecção de fantasias e dos carros alegóricos. Com este convívio junto aos artesãos do samba, aprendeu a analisar os desfiles das escolas e passou a escrever temas enredo. Assinou os temas em homenagem a Paulo Paim, Frida Kahlo, a exaltação à negritude que é o Africanamente, nosso Aniversário de 60 anos, e o último desfile sobre Iberê Camargo.
Atualmente, permanece no corpo da escola criando os temas e acompanhando a sua organização até o momento do desfile, que tem sido crucial para as apresentações dos últimos anos.