Encerrando o mês de julho, aconteceu o 3º CONASAMBA – Congresso Nacional da FENASAMBA, e Imperadores do Samba se fez presente de forma ativa no debate.
A Federação Nacional das Escolas de Samba – FENASAMBA, que reúne ligas e entidades carnavalescas de todo o país, organizou em Brasília o Congresso Especial de Aniversário, com extensa programação, no teatro do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. A proposta central do evento era a luta em defesa das escolas de samba, do Carnaval e da Cultura Popular.
Durante o evento, diversas personalidades foram homenageadas com a entrega de diplomas e troféus, em diferentes categorias: Tia Surica, Presidente de Honra da Portela, e Odir Ferreira, Locutor Oficial do Carnaval de Porto Alegre; Alexandre Magno, Presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas; Raquel Nunes, Coordenadora do Projeto Mini Divas de Porto Alegre; e Selminha Sorriso, Coordenadora do Projeto Social Sonho do Beija-Flor.
De Imperadores do Samba, a Presidente Luana Costa foi convidada a falar na Mesa Redonda “Carnaval, Gestão do Evento em Tempo de Retomada”. Imperadores foi convidado por ser um novo modelo de gestão, que busca parcerias na cidade e valoriza a comunidade, mesmo enfrentando as dificuldades financeiras deste período pós-Pandemia. Também estiveram presentes neste debate a Presidente da Mocidade Alegre Solange Cruz e a Diretora Cultural da Mangueira, Célia Domingos. Na Mesa Redonda “Encontro de Harmonias”, Jr. Gonçalves, Diretor de Harmonia Geral de Imperadores do Samba falou do trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos. Entre os demais momentos, Milton Cunha e Sol Monte apresentaram o Projeto Escola do Carnaval, que visa a capacitar, profissionalizar e articular a organização da cadeia produtiva das escolas de samba.
O Congresso é a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, além de trazer novas perspectivas de gestão e organização das entidades carnavalescas de todo o Brasil. Imperadores do Samba saúda a todos os envolvidos na organização do CONASAMBA e se disponibiliza para manter o canal de comunicação aberto com o Carnaval de todo o país.