QUISIT0: EVOLUÇÃO

A Evolução é o quesito mais complexo do desfile de uma escola de samba, avalia a distribuição de componentes da escola e a expressão corporal e plástica de cada um. A coesão da escola será julgada e é neste quesito que a escola pode ser penalizada por possíveis “buracos” entre as alas, as alegorias e perder o campeonato. Além disso, casos em que uma ala invade o espaço da outra também haverá perda de pontuação.

Todos os componentes da escola de samba devem dançar de acordo com o ritmo da bateria e cantar o samba-enredo, é analisado se há entrosamento ou não dos integrantes. Os componentes da escola devem cantar o samba ao mesmo tempo que o intérprete, a voz principal durante o desfile. A totalidade de voz cantada pela escola durante o desfile também é elemento considerado para a avaliação da harmonia, ou seja, o grupo precisa cantar em uma única voz.

O Diretor de Harmonia Geral deve estar atento nos ensaios, não só para cuidar os destaques, mas para incentivar os integrantes a cantarem o samba-enredo. Os ensaios deste quesito são extremamente importantes para que ninguém atravesse o samba, ou seja, que não cante fora do ritmo da bateria, quando isso acontece há perda de pontos.

A escola deve manter um desfile em curso regular e não pode parar e depois correr para compensar o tempo. Esses são alguns pontos observados pelos julgadores de Evolução e para que tudo corra conforme foi planejado, cada Diretor de Harmonia Geral deve cumprir bem o que foi planejado. Para isso, é necessário que aconteçam ensaios e reuniões prevendo o tempo de duração da escola na avenida, para que tudo saia perfeito.

O Diretor de Harmonia Geral não deve desfilar à frente de uma ala e de costas para a ala seguinte. A função dele é segurar a ala e permitir o distanciamento entre as duas. O melhor local para o desfile de um Diretor de Harmonia é na lateral direita das alas e sempre em contato visual com o diretor da ala seguinte.

Júnior Gonçalves salienta que, o Diretor de Harmonia é responsável pelo tempo de desfile, por cuidar para que a imprensa não prejudique o andamento das alegorias, alas e  destaques. Ele deve participar desde a escolha do enredo, no festival de samba enredo, no barracão sabendo o tamanho das alegorias, conhecendo a montagem, os materiais, as pessoas que farão parte desta alegoria.

No entanto, vale ressaltar que os vazios abertos para a apresentação dos casais de porta-bandeiras, porta-estandartes ou aqueles que ocorrem com a saída da bateria para o recuo são chamados espaços técnicos e não são penalizados. O Diretor de Harmonia Geral tem o papel fundamental de manter a tranquilidade dos destaques e integrantes, para isso ele precisa transmitir a todos alegria, descontração e ao mesmo tempo segurança, mantendo todos de forma organizada.

Segundo Júnior Gonçalves, o Diretor de Harmonia Geral, ocupa uma das posições mais importantes em um desfile de uma escola de samba. Ele vive entre o bem e o mal, quando a escola desfila bem todos estão de parabéns, no contrário, a culpa é da Harmonia Geral, isso acontece no interior do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, São Paulo ou Rio de Janeiro. O Diretor de Harmonia está sempre no fio da navalha. Ele é o mais cobrado, é sempre o primeiro a chegar e o último a sair.

O Diretor de Harmonia Geral ajuda a organizar o desfile, é responsável pelos horários, pela logística. Ele é responsável por tirar as alegorias do Barracão e depois de recolocar no lugar. Deve conduzir o casal de mestre sala e porta bandeira até a pista de eventos, organizar as alas, saber o lugar dos destaques de chão e nas alegorias.

Para que tudo no dia do desfile saia conforme planejado, Imperadores do Samba no dia 10 de setembro, realiza um Seminário Interno de Capacitação, com uma palestra de Thiago Monteiro – Diretor de Carnaval do GRES Acadêmicos do Grande Rio.

Ainda segundo Júnior Gonçalves, o Diretor de Harmonia Geral deve estar em contato com os diretores de ala, conhecendo o trabalho realizado nos ateliers, precisa estar inserido em tudo e ter uma ótima relação com o Departamento de Carnaval, e, o principal, deve conhecer todos os quesitos que serão julgados na avenida.

Foto capa: Talles Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *