A Pandemia afastou vários brasileiros do empreendedorismo, sendo que as mulheres foram as mais prejudicadas. Quando se trata de afroempreendedorismo, a situação ainda é pior. Precisamos entender o movimento empreendedor feito por pessoas negras, no entanto, isso não significa necessariamente consumidores negros. O momento pandêmico fez com que a Comunidade Negra carecesse de espaço de valorização para os pequenos afroempreendedores apresentarem e venderem seus produtos. Assim, a Sociedade Beneficente Recreativa Imperadores do Samba mantém seu trabalho de conscientização sócio-racial.
A Feira do Quilombo Imperador é muito importante para valorizar e tornar visível o trabalho dos empreendedores, além de melhorar a renda familiar. A quadra de uma escola de samba reúne um público diverso, podendo assim ser um espaço de vivência social e cultural.
É evidente que a instabilidade econômica extingue postos de trabalho formal, e diminui, também, a demanda de empreendedores oriundos, em grande parte, do trabalho informal, principalmente da população negra notoriamente desprotegida. Assim, a conquista de postos de comercialização organizada se apresenta como uma alternativa para a inclusão produtiva e diminuição da desigualdade social, estimulando atividade que facilitem a construção de novas relações culturais, comerciais e sociais.
Nesse contexto, a Feira do Quilombo Imperador vem superando seus objetivos no que se refere a proporcionar um espaço de exposição e comercialização. Há uma grande visibilidade aos afroempreendedores, contribuindo para o desenvolvimento de potencialidades e talentos que neles emergem, aos mesmo tempo em que se cria para a população negra, um ambiente de conscientização, lazer e contato com a diversidade cultural. Expositores diversos estão cada vez mais engajados e auxiliando-se a procurarem outros locais para exporem seus produtos. Desta forma, estamos superando as desigualdades sociais e fazendo com que os expositores e expositoras alcancem melhor estabilidade financeira. Nossa comunidade, portanto, ganha este espaço de valorização para pequenos empreendedores que possam apresentar e vender seus produtos.